• Dengue.jpg

Prefeitura enfatiza importância da colaboração dos munícipes no combate à dengue

A Prefeitura de Onda Verde, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da colaboração da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. De acordo com a secretária Liliana Volpini, o município contabiliza 324 casos notificados de dengue desde o início do ano, sendo 105 casos confirmados.

Responsável pelo Setor de Controle de Vetores no município, Wilson Marcos de Oliveira, reforça que as medidas de preventivas devem ser adotadas em casa pelos munícipes. “Cerca de 80% dos focos estão localizados no interior das residências, o que dificulta bastante o acesso dos nossos agentes de saúde nestes espaços, principalmente em jardins, quintais, onde há o acúmulo de água parada. Por isso, a participação da população é fundamental”, disse Wilson Chaparral.

Uma ação útil é observar a própria casa, e assim, eliminar possíveis focos de criadouros de larvas do mosquito. Dentre as tarefas simples que podem ser feitas, está a de manter tampados tonéis, barris e caixas d’água.

Outras dicas são colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda.